Egocentrismo versus Egoísmo

07 novembro, 2007

Definição de EGOCENTRISMO
s.m. Estado de espírito do egocêntrico


Definição de EGOCÊNTRICO
adj. Que se refere ao ego, ao eu, considerado como o centro do universo


Definição de EGOÍSMO
s.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito.



Fonte:
http://www.kinghost.com.br/dicionario


O egoísmo é conseqüência do egocentrismo e o egocêntrico se torna distante de tudo que está em sua volta e, só se preocupa com o que lhe interessa. Diante disso, utiliza o EGO para satisfazer suas necessidades que, ora são superficiais e ora não passam de simples desejos.



O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.
O Ego ou o Eu é a consciência, pequena parte da vida psíquica, subtraída aos desejos do Id e à repressão do Superego. Obedece ao principio da realidade, ou seja, á necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao Id sem transgredir as exigências do Superego.

Fonte: Dados secundários.



Ser egocêntrico às vezes é bom. Anular-se na realidade e, principalmente, fugir das incertas ilusões nos tornam, cada vez mais, capazes de entender as coisas do mundo, da vida e nos elevam a um estado de compaixão (mesmo que as pessoas não entendam isso), ou não. Pobre daquele que era uma pessoa humilde e tornou-se um egocêntrico extremista, longe de tudo e de todos busca o que nem ele mesmo sabe, entende ou quer compreender.
Mas, acredito que todas as pessoas têm seus momentos e, bons dos momentos que são bem aproveitados. Feliz do ser humano que é egocêntrico, entretanto sabe seus limites, mesmo que inconscientemente.
O consciente e o inconsciente andam muito próximos, um depende do outro para que haja um equilíbrio entre o corpo e a mente, entre a realidade e a ilusão, entre o amor e o ódio. Entre as oposições.

O estudo do egocentrismo, egocêntrico e egoísmo ajuda a compreender tantos mistérios da mente humana.


12 comentários e idéias:

Lorena Ribeiro disse...

Não adianta! Todo mundo é egocêntrico! Uns mais... outros menos! Mas todos somos!
=***

Deise Rocha disse...

eh, como a Lorena disse, né...

e como tudo navida tem seu lado bom e seu lado ruim...

mas acredito q qm não tenha um pokinho de egocentrismo, não vive a vida, não busca sonhos realizados...

vai analisar isso e ficamos aki o dia, a noite e o outro dia e a outra noite inteirinha...

rsrs

bjOo ni vc, lindaH...

Glenda Moreira disse...

egocentrismo e egoísmo são coisas distintas
o fato de ter-se como centro não exclui o outro...já o egoísta tem-se não só como centro mas sim como o todo
excluindo assim todo o resto.
Enfim,as idéias do texto não foram aprofundadas, mas discutir sobre o assunto é muito plausível...

nifeab disse...

Muito bom o texto, deu pra entender um pouco sobre egocentrico e egoista, queria mais materias sobre essa é de muito interesse meu esse assunto pois escreve sobre personagens com esses comportamesntos que em breve estarei publicando no babaquice.com quando entra com novo design.. em breve... um grande bjo para você, além de ser muito linda é muito inteligente(coisa rara de ser ver hoje)

Neide disse...

É bom que as pessoas saibam distinguir o significado real da palavra egocentrico. Pelo que entendi é o centro do ego (eu), cuida de si, que é o que cada individuo por ser um deveria fazer. Somos por si um só e nao um todo, tenho portanto que estar bem comigo antes de pensar e fazer algo para outros. É muito demagogo querer estar bem com os outros para ficar bem na fita, tirando proveito das situações, se passar por bonzinho e ai sim tirar proveito, esse é o verdadeiro egoista. Precisamos vivenciar e analisar o conteudo das palavras. O egoista nao cuida de si e sim dos outros(tiram dos outros em beneficio próprio.
Se todos cuidassem mais de si iam prestar mais atenção no que faz aos outros.

William Fontana disse...

Não me considero egocentrico, mas quando insistem em querer te colocar como centro do universo qual o nome que se dá? rsrs

Anônimo disse...

egocentrismo e destruidor em qualquer situasao quem o defende esta mostrando ser egocentrico quer levar vantagem em tudo e nga ser egoncentrico

Líviarbítrio. disse...

Sem dúvida é um assunto polêmico, mas de muita valia para entendermos os nossos "comportamentos" diante das situações.

Como eu disse, o egocentrismo exagerado separa o indivíduo da realidade, e da sociedade. Deve-se ser egocêntrico destacando as qualidades, virtudes e príncipios, nunca colocando-nos inferior aos outros, mas no mesmo patamar... Ser egocêntrico sem deixar de ser humilde é possível! Mas, acredito que essa seja a principal dificuldade do ser humano.

Obrigada pelos comentários, amigos. Grande beijo.

Anônimo disse...

Em geral,somos egocêntricos até por tradição; primeiro pela religião que diz que somente os humanos são filhos de Deus e também foram criados a sua imagem!quando é que vão se olhar no espelho!Deus é bom, amoroso, tem compaixão e é misericordioso e, o ser humano usa e abusa indiscriminadamente, do que Deus colocou no universo! E olha, até mesmo os que se julgam de bom coração, mas não choram na hora do churrasquinho! hipócritas!

guima disse...

se você quiser saber o quanto você e egoísta perceba o quanto te irrita uma pessoa egocêntrica e saberá o níveo do seu ego.

Anônimo disse...

é engraçada a maneira como as pessoas postam a definição freudiana do EGO com a maior das clarezas e certezas como se fosse um dado cientifico, não foi nem o Freud que inventou o EGo nem a sua concepção tem mais validade cientifica que qualquer outra ou seja: tem zero de validade cientifica não passa de uma teoria, mais cuidado quando se apresentam teorias como se fossem factos consumados e fechados.

Líviarbítrio. disse...

Concordo quando diz que tem zero de validade a teoria proposta por Freud, por não ser um estudo científico, Anônimo. No entanto, vejo que é a informação mais próxima que temos da realidade e ilustra as minhas opiniões naquele ano.

Para tudo na vida devemos ter cuidado, às vezes concluímos determinadas situações sem compreender o todo...

Sua opinião foi de grande valia, obrigada!