Simples Melodia

25 julho, 2007


Seis da matina desliga o despertador: mais cinco minutos. Sete horas da manhã, ainda dá tempo. Logo, já é hora de levantar e, aquela correria inicia a rotina. Rotina que se faz todos os dias do mesmo jeito que se acorda, deita.

Responsabilidade: palavra-chave, atenção: primordial, relógio: controle e, a tal da rotina.

Você viu o que está acontecendo no mundo? – perguntam.

Não – vem como resposta.

Aquela sorveteria que inaugurou no bairro é muito boa – comentam.

É? Quando? Onde? – sem complementações.

Os detalhes se perdem. Aquela rotina engole o tempo e não se percebe, toma espaços e não se sente. Olhares, vontades, descanso são devaneios. A rotina acomoda, é companheira, igualmente exausta. No entanto, não há tempo para intervalos. Dia desses em uma das rotinas diárias, no embalo das pernas e dos pés frenéticos, pois o horário já passou e, no momento, o dever era resolver aquele “pepino” antes do próximo compromisso, vê-se: melodia e leveza.

A suavidade, o pequeno detalhe distrai os olhos. A rotina foi quebrantada. O som da sanfona embala os passos leves da garotinha que com simplicidade dança de braços abertos, como quem diz: se entregue aos dias, contudo, antes conheça a vida!

O olhar do sanfoneiro, encantado, admira a beleza da simplicidade e, a razão deixa de ser inconveniente, como se não houvesse as horas, apenas a música, a dança, os passos e a satisfação de somente dançar. Detalhes que fazem a rotina parar e por alguns instantes me perco e fujo do anormal, aprendendo a ser simples, ser alguém.


Crônica inspirada na imagem.


SER

23 julho, 2007

Eu quero ser imprevisível e previsível. Sol e lua. Terra e mar. Praia e montanha. Quero ser feia e linda. Pequena e alta. Inteligente e burra.
Eu quero falar e cantar. Escrever e ler. Amar e odiar. Sorrir e ser triste. Ser feliz e chorar.Eu quero brincar de pega-pega e fazer relatórios financeiros. Quero ser irresponsável e responsável. Quero dançar e ser tímida.Quero balada e ler um livro. Quero cinema e pipoca e estudar.
Quero andar de bicicleta e comer brigadeiro.Eu quero ouvir música e assistir um filme. Eu quero ser livre e não suportar a liberdade. Eu quero água e suco durante a semana e aquela cervejinha no final. Quero ser sincera e falsa. Conservar e fazer o que der na "telha". Quero beijar e esperar o príncipe. Quero fazer sexo e esperar o casamento. Quero ser doce e estúpida. Quero ser o fim e o início.Quero ser profissional e simplesmente não ser nada. Quero ser gorda e magra. Andar na moda e à vontade. Ser a sociedade e ser EU mesma. Quero contos de fada e a realidade. Namorar no sofá nas quartas-feiras e motel nos sábados.Um amor, uma amante, um caso. A mordomia e subir de cargo. O certo e a propina. O aborto e um filho. Quero ser amiga, inimiga, filha, namorada, sobrinha, noiva, prima, esposa. Ser a Lívia e Dra. Lívia. Camiseta, calça jeans e tênis e o terno social com sapato de salto fino.
Ser menina e mulher. Sentar de pernas cruzadas e ser homem. Ser o que querem que eu seja e apertar a tecla FODA-SE. Quero ser a vida e a morte. A guerra e a paz. O claro e o escuro. Solidão e companhia. Educada e desobediente. Hip Hop e MPB.
O mundo e o meu canto. Ser moça e puta. Comportada e censurada.Ouvir música com volume alto e incomodar os vizinhos e um fone de ouvido. Dançar na frente do espelho e não se envergonhar. Quero ser romântica e cafajeste.Quero ter... Quero ser o aposto, o contrário, o tradicionalmente correto, o imposto. Há quem diga que não sou.
E eu digo que apenas quero SER.