Bárbara: seus amores e dissabores

09 julho, 2009

Por que diachos tentamos compreender o amor? Por que não o aceitamos como normalmente aceitamos todas as coisas que nos são impostas? Com seus erros e acertos. E danem-se os erros?


Bárbara é uma menina meiga, de pele muito branca e cabelos curtos. Exala uma vivacidade que vem da alma e de um coração que foi consertado algumas vezes, sem saberem que é um dos corações mais certos que há no mundo. Adora falar sobre o amor, sobre os seus encontros e desencontros. E eu, como uma boa ouvinte, estou sempre de olhos abertos (ela mora longe de mim) para entendê-la.


Após compreender um de seus encontros e desencontros (entenda como aquele amor que arrebata o coração e gruda como chiclete), escreveu-me o seguinte:


Fácil falar “eu te amo”, como se isso fosse resolver tudo. Muito fácil e prático. Mas isso tudo nem pode chegar a ser AMOR, pois é preciso ter VERDADE, SINCERIDADE, RESPEITO e CUMPLICIDADE, aí sim nasce o amor. E pensando bem nos iludimos com um breve momento de "amor". Ilusão óbvia e clara com apenas esse momento que vem, passa, deixa algo e vai embora.


Achei lindo. Mas convenhamos que é difícil enxergar. Sabemos que tudo isso está aqui e ali. É fato a existência de todas essas atitudes para que o amor seja puro. Ou o amor é completo ou é um amor meia-boca. E quem é que suporta um amor mais ou menos? Quase todo mundo, na ânsia de ter um amor qualquer. Eu não quero um amor qualquer. Eu não sinto um amor qualquer, independente se a reciprocidade é intensa ou não.


Sempre que nos falamos discutimos sobre isso, pois ela sempre tem assuntos referentes aos seus amores e dissabores, e aprendemos uma com a outra. Mesmo que muitas vezes eu puxe a orelha dela e tente fazer com que ela grude os pés no chão com durepox. Mas vou te dizer, a branquela é difícil, viu?!


Falo aqui falo ali. Alguns lêem autoajuda, outros consultam psicólogos, enquanto milhões desabafam com seus melhores amigos. E o amor vai fluindo. Apesar de todos os seus dissabores o amor é o troço mais lindo que o homem inventou, sem saber qual é o ingrediente principal. É isso e deu, sem mais nem menos. Se futucarmos ali e acolá vamos achar pura ilusão. Li isso no messenger de um amigão - com A maiúsculo (A de amor): Não procure além. É ilusão. Profundo e verdadeiro se levarmos ao pé da letra.


Aqui estou falando de amor de novo. Volta e meia esse blog fica com cheiro de brigadeiro, porque amor tem cheiro doce. E não há melhor cheiro do que chocolate. Mesmo que às vezes seja enjoativo.


Bárbara: te amo churumela.

1 comentários e idéias:

Anônimo disse...

Posso dizer que tentei lembrar e reescrever o que tinha meramente escrito da última vez q falamos sobre amor. Ok, pelo menos o essencial saiu e surgiu.
E realmente FÁCIL mto FÁCIL Falar.
E sentir e vivier, um desafio por si só. Tenho dito.
Obrigada pelo lindo texto, que complementou e mto bem meu simples dizer. Amo tanto vc senhorita Livia. E sei que ainda iremos ter diversas historias dos nossas amores e dissabores. E daqui um tempo vamos olhar para trás e darmos mto risadas. rs ASSIM espero e quero.
E quem sabe em um futuro não tão próximo, tenho dito, pq temos mta coisapara realizar nessa VIDA. Estaremos casadas com o homem da nossa vida,e consequentemente teremos e formaremos uma linda FAMILIA.
Pq essa sim é um amor VERDADEIRO.