Mudanças.

23 julho, 2009

Por que o ser humano gosta tanto de mudanças? Dia após dia procuram algo para melhorar, ascender e, até mesmo piorar. Das coisas pequenas, mundanas e fúteis até novos empregos, cursos profissionalizantes, viagens (mudanças que, verdadeiramente, agregam a existência). O fato é que mudar é bom, mesmo que seja a cor do cabelo ou o jeito de se vestir. Até mesmo o modo como passamos a ver o mundo. Ah, se todos conseguissem ver o mundo com olhos de criança.
Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim tão diferente.
(Cássia Eller)
Tudo muda o tempo todo. Não percebemos ou fingimos. Ou quando percebemos, não damos o devido valor. Mudamos todos os dias ao levantarmos, ficamos cada vez mais velhos e pensamos cada vez mais diferente, conforme a transformação do mundo. Poucos mantêm os mesmos pensamentos e princípios. As necessidades nos transformam de algum modo, mesmo que seja tão pouco e quase imperceptível, mas faremos algo diferente. Até a rotina se transforma sem percebermos. E, infelizmente, ficamos cada vez mais dependentes (de nós mesmos).
Engraçado. Tenho reparado em como as pessoas tendem a pensar sustentavelmente. Praticando o desapego ou aderindo ao consumo consciente. Pena que muitos acabam ficando egoístas e esquecem que essas atitudes têm por objetivo melhorar a compaixão para com as transformações do mundo e para com as pessoas. Há uma grande miopia ao que é o desapego e o consumo sustentável.
É
bom pensar sistematicamente, globalmente, nunca falamos ou pensamos em algo sem atentarmos ao todo. Um assunto sempre puxa outro assunto e vivemos nessa imensa linha imaginária que nos une. O mundo é plano. E em cada ponto deve existir alguém pronto para sustentar e para melhorar o estado e o lugar das coisas, rumo às mudanças que valham a pena. No entanto, é necessário autoconfiança e autoconhecimento. Se não nos sentirmos prontos, é melhor "passar a bola", caso contrário o re-trabalho é mais cansativo.

3 comentários e idéias:

Monday disse...

Menina linda dos meus olhos, o problema é que muita gente acha, por questões de conforto e simplificação, que a situação nunca está tão ruim como falam e que não há assim taaaaanta necessidade de se tomar certas posturas ...

mesmo porque, provavelmente não é para elas que vai sobrar a situação feia de um futuro talvez pior ... e, se não vai sobrar, quem disse que o egoísmo precisa ir para casa?

Marcia disse...

Linda... mudanças são boas... desde que as pessoas tenham consciencia delas... e sempre olhem os dois lados prá entender e fazer a coisa certa, não?
Bjks

Deise Rocha disse...

acho q a moça anda beeeeeem reflexiva nesses dias...

mas é fato!
as mudanças ocorrem todos os dias, todos os momentos, a todo instante...
e são tantas, que as vezes nem percebemos...