Cada um tem seu jeito...

14 novembro, 2009



Cada um tem um modo peculiar de produzir, seja lá o que for.
Eu passo por processos enquanto produzo textos, artigos, TCCs e monografias. Nunca consigo sentar e começar a escrever. Cada momento, cada parágrafo é um tempo para refletir, pensar e organizar as ideias, mesmo que a tarefa seja fazer qualquer coisa diferente daquilo que se está produzindo.

Antes de iniciar leio alguns parágrafos sobre o tema. Inicio um parágrafo com no máximo três palavras. Paro. Reflito nas próximas palavras. Escrevo até fechar uma frase curta. Mudo a música, lixo as unhas, leio outros assuntos. Volto para o texto. Escrevo mais uns quatro parágrafos longos. Paro. Vou ao banheiro. Vou à cozinha. Volto. Escuto e canto algumas músicas, bem alto. Leio mais algumas coisas sobre o assunto, folheio os livros, relaciono frases da página 10 com frases da página 20, formo conceitos e sua devida referência. Paro. Sempre paro quando me sinto tensa. Ouço a mesma música pelo menos umas cinco vezes até trocar, e canto alto. Penso: "o povo dessa casa deve achar que sou louca". Dou de ombros para essa observação.

Esses dias comecei a prestar atenção nessas manias e concluí que ajudam na minha produtividade. Toda vez que paro e faço tarefas paralelas, crio imagens na minha mente sobre o tema em questão e, conforme eu vá formulando frases, reflito em cada palavra, cada concordância, e se duvidar puxo outro assunto complementar. Digito. Abro o Bloco de Notas. Despejo algumas palavras. Comparo. Anexo. Correlaciono. Enquanto continuo a escrever o texto/capítulo. Paro. Leio tudo que escrevi até o momento, se for preciso já faço os ajustes. E quando vejo já se foram pelo menos três páginas.
Jogo no computador. Esses dias descobri que tem Jogo de Xadrez, vez em quando eu paro de escrever e arrisco. Um dia eu aprendo.

Isso quando não estou online. Daí a internet é um motivo para eu parar o tempo todo. Vejo e-mails antigos, falo com amigos no msn. Abro o orkut, o twitter, vejo vídeos. Mas não paro de escrever os textos. E até a internet me ajuda a produzir.


Quando percebi essas manias, achei que eu fosse meio perturbada. Achei não, certeza que sou meio perturbada. Mas gosto desse jeito estranho. Consigo fazer zilhões de coisas ao mesmo tempo e ainda atingir o resultado pretendido.
Posso até demorar, mas o processo de refletir em cada palavra garante um trabalho coeso e sem erros.

;)

4 comentários e idéias:

Guga Detoni disse...

BINGO

Anônimo disse...

Tao maravilhoso e magnifico, ver vc assim profunda, poeta, profissional. é assim e nao abra mao de nada, pq todas essas manias, criatividades, jeitos, sabores e dissabores, q fazem vc ser essa pessoa , esse ser humano justo , etico e solidaria, essa menina muleca mulher guerreira de mta fé. Continue, siga em frente... para o alto e avante. amo vc minha " esquisitinha".

Fernanda Martinelli disse...

Me encontrei nesse artigo ou crônica, sei lá o que tu escreveu.
Parece que eu me vi dentro dessas situações.
hahahahhahah
Cada dia que passa eu te admiro mais e mais.
és fodaaa!!!
Beijoo lí

Natália disse...

Eu adoro bloco de notas!