Os dez mandamentos do contista

19 maio, 2009

I. Creia em um mestre - Poe, Tchecov - como em Deus mesmo.
II. Creia que a arte de escrever é difícil. Se um dia conseguir domá-la, isso vai ocorrer sem você perceber.
III. Resista ao máximo à imitação, mas se a inclinação for muito forte, tudo bem. O amadurecimento da personalidade é longo.
IV. Tenha fé cega no triunfo e no ardor com que deseja isso. Ame a escrita como a uma amante e dê sua alma a ela.
V. Não comece a escrever sem saber aonde vai. Em um conto, as três primeiras linhas têm a mesma importância das três últimas.
VI. Se quiser expressar com simplicidade uma circunstância, não há em língua humana outras palavras para expressá-la.
VII. Não adjetive sem necessidade, diga somente o necessário.
VIII. Tome os personagens pela mão e leve-os firmemente até o final sem se perder do caminho traçado. Não se distraia, não abuse do leitor.
IX. Não escreva sob o império da emoção, deixe-a morrer; se depois for possível revivê-la tal como da primeira vez, terá chegado à metade do caminho.
X. Não pense nos outros ao escrever, conte sua história ao pequeno ambiente de seus personagens como se você fosse um deles. De outra forma, o conto não terá vida.

Tradução resumida do Decagolo del perfecto cuentista. Horacio Quiroga, Revista Babel, Buenos Aires, 1927. In: CARTAZ: cultura e arte, ano III, n. 9, 203. 

Se eu conseguir o último mandamento, todos os outros serão alcançados sem esforço.
Para os que desejam seguir o gênero, muito sucesso. Beijos distraídos.

4 comentários e idéias:

Luana! disse...

Em suma, um verdadeiro contista é original naquilo que conta.

Bjoo

Isobel disse...

Gostei dosmndamentos, ajuda bastante a quem está começando (eu) Beijão :*

Marcia disse...

Oi Livia, eu gosto do mandamento que diz que vc deve saber prá onde está indo... no antigo CF, eu costumava escrever alguns contos (que modéstia a parte, fizeram sucesso entre meus leitores), mas parecia que tudo já estava na minha cabeça, sabe? só faltava colocar no "teclado" ... qq hora, republico.
Bjks

Unknown disse...

Nunca tive pretensão de ser escritora, escrever prá mim é mais como terapia. Admiro quem sabe escrever, quem consegue fazer isso de maneira quase que...natural.
"Contos" é um departamento que adoro e fico impressionada com algumas coisas que eu leio, como elas têm o dom de mudar meu dia e até mesmo minha visão sobre determinadas coisas.
Quem faz isso com certeza segue os mandamentos, mesmo que inconscientemente.
Bjs!