A força da água.

25 novembro, 2008

chuva

chu.va sf (lat pluvia) 1 Meteor Vapor d'água, condensada na atmosfera, que se precipita sobre a terra em forma de gotas. 2 Água que cai das nuvens. 3 Tudo que cai do ar em abundância: Chuva de cinzas. 4 Abundância, ocorrência simultânea e sucessiva de muitas coisas: Chuva de pedidos. 5 Bebedeira, embriaguez. sm gír Indivíduo que se embriaga com freqüência. C.-criadeira, Reg (Nordeste): chuva miúda e contínua. C.-de-caju ou c.-de-rama: chuvas que, no Norte do Brasil, caem em setembro e outubro e favorecem a maturescência dos cajus. C.-de-ouro, Bot: a) planta orquidácea (Oncidium flexuosum), também chamada de canafístula-verdadeira; b) planta ornamental, da família das Leguminosas, subfamília das Papilionáceas (Laburnum vulgare ou Cytisus laburnum). C. de pedra, Meteor: precipitação de granizo; saraiva, saraivada, granizada. C.-dos-imbus: o mesmo que camboeira. Estar na chuva: estar embriagado.



Quanto significado tem a chuva, interessante saber suas variações. Também há aqueles significados como fartura para o plantio, bênção depois de uma temporada de seca, refrescante depois de um dia inteiro de muito calor.

Porém, para quem está acompanhando os últimos acontecimentos no Estado de SC a chuva significa morte, tragédia, perdas, fome, frio, desabrigo. É, a chuva já não é mais tão abençoada nesses últimos três meses.

Nós enfrentamos a natureza com tanta vontade e força, e mal sabemos a força que ela tem. As consequências estão expostas em todos os meios de comunicação. Não podemos trazer de volta os que se foram, mas podemos ajudar com pouco cada um dos que perderam seus patrimônios.

Quem sabe isso tudo conscientize o ser humano, o quanto a natureza oferece para o equilíbrio do universo. Quanto mais utilizarmos suas fontes sem repor mais desequilíbrio obteremos. Buscamos tanto por equilíbrio emocional, pessoal, corpo e mente, no entanto não entendemos que toda a natureza contribui, positiva ou negativamente, para o nosso equilíbrio: é só saber usá-la.

O aquecimento global está na nossa cara, e insistimos em contribuir para piorar a situação; a população cresce mais a cada ano, são mais habitantes que contribuem para o desequilíbrio do planeta. Chega, não tem mais espaço! O mundo já não é tão verde e colorido, tem um panorama cinza, sem brilho cuja matéria é de concreto. Quem sabe andaremos por aí com máscaras de oxigênio? Logo, logo teremos algumas empresas especializadas nisso. Imagine! Máscaras com cores e design personalizados para as meninas combinarem com os seus sapatos? Legal, heim!?

Será o fim?

Desculpem o meu protesto, isso é sincero, vem de dentro. De todas as formas toda essa tragédia que está acontecendo por aqui me tocou. Falar não vai resolver o problema daqueles que estão em abrigos, mas quem sabe conscientiza.

Eu não sou exemplo de "indivíduo ecologicamente consciente e correto", mas nunca perdi a humanidade.

Mais notícias sobre a tragédia em SC,
aqui.

2 comentários e idéias:

Guga Detoni disse...

Não vai mudar.. com certeza.. e ano que vem será pior.. infelizmente.

Procuro ser ecologicamente correto.. mas nem sempre é possivel. Uso ônibus.. não pretendo comprar tão cedo um carro.

Mas qeur saber.. RBS tem oq filmar.. o povo tem oq comentar. Todos dizem.. é o aquecimento, mas ninguem deixa seu carro em casa, ou recicla, ou economiza água, ou qualquer coisa para ajudar. ficam apenas nos boatos. Depois a chuva passa, vem o sol. E a noticia não é mais o aquecimento global, e sim a perda que a chuva causou. Tudo é uma questão de ponto de vista. Essa é nossa RBS tv, ;)

Deise Rocha disse...

sabe o q isso me faz pensar?
damos tanto valor a coisas materiais... e as coisas materiais perdem seu valor por não poderem competir com a força da natureza...

eh...
a nossa parte a gnt faz...
resta se prepararem ppra não voltar a acontecer, qndo - se Deus kiser - eles se recuperarem...