pequenos contos (2)

06 novembro, 2008

Seu primeiro final de semana sozinha. Conheceu a solidão melhor do que a si mesma, simpatizou-se com ela.

Escreveu durante todo o tempo, como forma de dialogar com alguém. Pintou alguns abstratos e organizou sua semana. Domingo à noite enviou uma mensagem a sua irmã, ao menos para deixá-los menos preocupados.
- Amanhã cedo eu tenho uma entrevista de emprego em um editora white rabbit, torça por mim. Poderei administrá-la e quem sabe realizar pesquisas literárias na biblioteca ao lado e, enfim, colocar em obra o projeto do meu livro.
White rabbit era seu sapo verde, o qual a acompanha desde os doze anos, Cecília tem paixão por sapos.
- Bendito despertador, sinto-me como se o final de semana tivesse sido um longo processo e cheio de obstáculos.
Cecília realizou suas tarefas matinais como de costume, pensando no que poderia mudar naquela rotina para desprender-se de vez do mundo que deixara para trás.
- Bom dia, com licença, marquei às 09hs com o Sr. Lopes para uma entrevista. Ele está?
- Olá, bom dia, meu nome é André, e o seu?
- Oi André, sou Cecília.
- Olá Cecília, desculpe-nos, o Sr. Lopes não pôde comparecer à editora hoje, mas me ordenou que eu entrevistasse você. Tudo bem?
- Tudo bem, André, sem problemas.
- Vamos, vou lhe mostrar as dependências.
O lugar não era nada convencional para uma editora. Departamentos separados por biombos e, em cada um, uma abertura no formato de um quadrado para que as pessoas pudessem se comunicar. Para uma pequena cidade, a editora até que era bem informatizada. Todo o lugar era em branco e verde, com uma decoração toda clean e quadros expostos em quase todas as paredes, expondo os antigos e atuais clássicos da literatura. Havia duas grandes salas, ambas de reunião. Porém, uma para as reuniões sobre livros estrangeiros e outra para os livros nacionais.
- Muito legal André. Gostei bastante do lugar.
- Que bom que gostou Cecília. Totalmente diferente do que qualquer editora já vista antes. Olhe, essa será sua sala, ao lado da sala do Sr. Lopes e ao lado da minha, também.
- Nossa! Nunca imaginei trabalhar em um lugar tão bonito assim. Tomara que me aceitem.
(Risos).
- Vamos, sente-se na sua cadeira. Faremos a entrevista aqui mesmo.
Cecília expôs todas as atividades já realizadas profissionalmente, desde os seus 18 anos. Apesar de nova, tinha bastante experiência em diversas áreas. Na cidade onde morava, trabalhou na redação de um jornal local, já foi vendedora, administrou uma casa de artes e fez alguns trabalhos em eventos. É formada em administração, cursou teatro durante um ano e está no segundo ano de Letras na universidade federal, o qual está transferindo para uma cidade que fica há duas horas dali.
- Bom Cecília, vejo que você tem muito a contribuir na Vegan, além de muito simpática e mesmo sendo tão nova, vejo que tens postura de uma boa profissional.
- Obrigada pelas palavras André, faço o que posso e busco sempre aprimoramento.
- Percebo. Bom, aguarde um momento e já vai se familiarizando com o ambiente. Vou ligar para o Sr. Lopes, expor alguns detalhes e já retorno com a resposta.
Cecília se sentia muito bem, pela primeira vez transmitiu confiança e maturidade em tudo que falou. A esperança começava a brilhar.
- Mesmo sem te conhecer, ele acreditou nos meus argumentos e já podes começar agora mesmo. Aceita?
- Agora? Neste momento? Juro que eu não esperava uma resposta tão rápida. Claro que aceito.
- Precisávamos de uma administradora com urgência, o Sr. Lopes cuidava desta parte, mas já não tem tanta paciência. E eu, como cuido do financeiro, não tenho tempo para detalhes.
- Entendo, vou fazer o melhor que eu puder. Por onde começo?
- A sala é sua e a Vegan, agora, faz parte do seu cotidiano. Fique à vontade e qualquer coisa, meu ramal é o 23. Tenha um bom dia.
A felicidade estava estampada no rosto e irradiava por toda parte do seu pequeno ser. Cecília olhou para os lados, sem saber muito por onde começar. Decidiu conhecer os departamentos e seus novos colegas de trabalho, levando consigo seu caderninho para anotar todas as suas novas percepções.

0 comentários e idéias: