Mania.

31 março, 2009

ma.ni.a1

sf (gr manía) 1 Med Desordem mental caracterizada por grande atividade psicomotora, excitação, exaltação e instabilidade da atenção. 2 Modo excêntrico de pensar. 3 Extravagância. 4 Esquisitice, excentricidade. 5 Mau costume. 6 Desejo imoderado e caracterizado por teimosia. 7 O alvo desse desejo.

Todos esses significados fazem parte do meu pequeno ser. Aliás, acho que de todos. Por vezes presto atenção nas minhas manias (isso já virou mania). Rio delas, rir de mim, ah! Quer mania mais gostosa do que rir de si mesmo? Tenho a péssima mania de “imitar” as manias dos outros. Pois é. Peguei a péssima mania de mexer no nariz. Não, não é para ficar tirando meleca, gosto de ficar mexendo na ponta do nariz. O que não faz a convivência? !E outras manias que pego das pessoas.


Assim que entrei para a faculdade de administração adquiri a mania de ser organizada até os fios dos cabelos, e como eu era C H A T A com organização. Depois que peguei certo nojo da profissão... vem aqui e veja minhas gavetas, minha mesa. Uma zona só. O meu quarto então, nem falo.

Tem umas manias engraçadas também: ficar brava com uma pessoa só por ficar, mas guardo a raiva comigo, com o tempo (que não passa de dois dias) a tal raiva passa e é como se nada tivesse acontecido. Uma mania inteligente: criar coisas, sejam úteis ou meramente inúteis, provocadas por uma distração qualquer. Não me peça para descrever as coisas que crio, são inimagináveis. O fato é que as nossas manias viram um adjetivo, uma característica própria, tão pertinente elas são. As pessoas que me conhecem, talvez saibam, mas poucas sabem das minhas manias, talvez uma ou outra.


Desordem mental caracterizada por grande atividade psicomotora, excitação, exaltação e instabilidade de atenção, desencadeiam inúmeras manias incompreensíveis e que fazemos sem nem notarmos, quando nos damos por conta, pelo menos eu, morro de rir. Manias, gosto delas. Principalmente da minha mania de não fazer nada quando preciso fazer tudo.


E você, tem quantas manias?

6 comentários e idéias:

Paloma disse...

eu tenho umas manias malucas... até brinco que é toc...
tenho mania de simetria: se molhar uma mão, tenho que molhar a outra, se pingar o colírio num olho tenho que pingar no outro, essas coisinhas suuuuper normais!

Aglio disse...

ai ai, que saudade de entrar aqui!

Manias? Acho que tenho muitas, algumas secretas outras não =X


=**

Lorena disse...

Vixe, eu tenho várias. Uma está postada no blog, que é a de sonhar antes de dormir. Tenho mania de prender o cabelo assim que eu acordo, o elástico já dorme ao lado da minha cama; tenho mania, de mexer as mãos quando falo, mas muito pior é quando eu canto; ah, e por falar em cantar, tenho mania de cantar sempre que estou ouvindo música, não consigo só ouvir; tenho mania de passar os dedos pelas grades das casas, quando estou andando pela calçada; tenho mania de tirar o miolo do tomate antes de comer e de nunca beber o último gole de nada que está no copo, seja o que for; tenho mania de cruzar as pernas à mesa, assim, se for comer, sempre cruzo as pernas em cima da cadeira, sabe como? Tenho mania de livros e DVDs, deus me ajude... Sou cheia das manias. =)

E sim, sempre rio delas! rsrs

beijo.

Natália disse...

Ai, Lívia, eu também tenho milhões de maniazinhas que de tão corriqueiras já passam despercebidas.
Eu gosto de fazer apostas comigo mesma. =]

Beijos, querida

Deise Rocha disse...

sabe q o primeiro texto q publikei no blog foi sobre manias...

=]

Deise Rocha disse...

ah! sim... tenho mtas manias, inclusive a última que vc cita...