Estímulos

22 janeiro, 2009

Se você prestar atenção tudo ou quase tudo o que fazemos é gerado por um estímulo. Sabemos disso, mas o conhecimento é inconsciente na maioria das vezes. De acordo com o Dicionário é qualquer coisa que torna mais ativa a mente, ou incita à atividade ou a um aumento de atividade. O universo e a natureza nos estimulam através de sons, ondas magnéticas, atrito. Estímulo é pura física. E podemos vê-lo subjetivamente, mas pautado cientifico e empiricamente.

Nossos comportamentos visíveis ou não são o efeito de um estímulo, pois causa reações por vezes inconscientes e conscientes. Somos gerados, nascemos crescemos e nos desenvolvemos rodeados por estímulos naturais, sociais, culturais, políticos e psicológicos. A primeira palavra pronunciada e escrita, o primeiro toque, o choro, a risada, o beijo, o sexo, o tesão, o primeiro amor, são estimulados por uma força seja consciente ou não, porém gerados pela física.

É um assunto muito vasto e infelizmente não tenho embasamento teórico para abordá-lo com profundidade. Mas é um tema que venho pensando já tem alguns dias. Sempre achei a matéria Física muito chata e tive muita dificuldade para entendê-la na época de ensino médio, porém alguns assuntos eram muito interessantes e eu compreendia por estímulo próprio, por apenas sentir vontade de aprender mais.

E me peguei pensando no passado, relembrando essa época [já faz seis anos], senti saudade e uma frustração de não ter aprendido mais sobre temas que me seriam necessários hoje, somente por pensar muito e o tempo todo no que somos e como viemos parar aqui. Adoro invadir meu subconsciente e bolar teorias malucas sobre a nossa existência [não, eu não sou louca], mas também quem não pensa sobre isso?

Bom seria se pudéssemos conduzir alguns estímulos e deixá-los fluir na hora que bem entendermos. Mas, também, que graça teria se as nossas reações não fossem espontâneas!?

Somos pura física, e conduzimos estímulos envoltos em uma matéria neutra. [Coisas da mente maluca da Lívia, não tente entender porque ela mesma não entende, mas sente uma vontade [im] própria de expor].

1 comentários e idéias:

Aglio disse...

Não fossem esses estímulos, de surpresa ou não, jamais teríamos nossa arte, nossa poesia e nossos amores.

Controlar o subconsciente não é tarefa de louco, o é quem não o faz!

Gostei demais do seu texto, fez-me um sentido absurdo

=)