O amor.

26 janeiro, 2009

Por mais que eu queira esquecer há um assunto que é involuntário em quase tudo que faço. Quando escrevo, leio, canto debaixo do chuveiro, danço, falo, declamo, sorrio, brinco, quando faço carinho ou apenas escuto, quando me perco olhando a grandiosidade do mar, ou simplesmente quando eu uso o orgulho como um escudo contra a dor.

É algo que faz parte de todos nós, mesmo que sintamos ódio por ele. A maioria das pessoas nasce, vive e muitos morrem por e por causa dele. Diz o dicionário que é um sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. É profundo e intenso. Por mais dor que cause, também é bonito. Faz-nos sentir vivos, grandes. O nosso sorriso é contagiante quando nos contagiamos pelo amor.

Droga de amor - ruim com ele, pior sem ele. O amor é assim, como tudo na vida, tem seu lado bom e ruim. O amor machuca, faz doer um coração apaixonado. É injusto e traiçoeiro. Poderíamos descrever o amor em inúmeros adjetivos, pois cada um de nós tem uma definição própria, daria um livro de romance melodramático - imagine que chato.

Mas o amor está aí, ao nosso redor. Muitas vezes quero arrancar meu coração com canivete, mas o amor não está só no coração, mas intrínseco em todo o nosso ser. Não podemos viver sem o coração, tanto quanto não viveríamos sem amor. O coração nos suporta.

Já diz Zeca Baleiro na canção Xote do Edifício:

Morrer de amor não é difícil, não
Se atirar do edifício
Viver de amor é que é difícil
Se atirar...

8 comentários e idéias:

Lorena disse...

Livia, primeiro, muito obrigada pela visita no meu blog. Sempre fico muito feliz quando alguém novo aparece e corro pra retribuir o carinho, mas a semana passada foi um tanto quanto conturbada aqui e só tive tempo de sair pela blogosfera hoje. Espero que não esteja muito atrasada... =)

E sobre o amor... ai, ai. Olha, pra mim existe amor e Amor. O amor, com a minúsculo, é o que conseguimos expressar de algo que sentimos, e dessa forma é algo muito humano e próprio. Cada um é e faz do seu amor de acordo consigo mesmo. Agora o Amor com letra maiúscula, é um ente até mais do que um sentimento puro. É uma força inexplicável e algo que encaminha tudo para o bem.
Então, pra mim, o que dói no coração é o amor, que sentimos pelos outros seres humanos, por animais, coisas... E de humano que é, ele pode dar vazão a coisas ruins, como o ciúme, a opressão, a loucura... nada disso é amor, é a humanidade imperfeita expressando o sentimento como pode.
Agora Amor, esse é como está lá na Bíblia, é paciente, bondoso, não tem inveja, não é orgulhoso, não é arrogante, nem escandaloso, tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta. É a perfeição e o homem só pde experimentar dele enquanto força, mas nunca tê-lo só pra si...

E peguei carona na sua viagem e viajei junto! E adorei. =)

um beijão!

Vini Manfio disse...

é

esse amor complica muito mais do que parece

porque
a partir dele
ou
a partir da falta dele


surgem diversos outros sentimentos
sensações
estados
que podem ser benéficos ou não
mas que no final das contas

só nos fazem perder a concentração no que queremos fazer que não tem nada a ver com ele


se é que consegui me expressar bem
hehehhe


gostei


gostei

Anônimo disse...

Que dizer do amor?é como respirar



Abraços d´ASSIMETRIA

DO PERFEITO

Deise Rocha disse...

ah... e eu keria complementar algo... mas não ando com bons ânimos com esse tal de amor!!!

não mesmo...

¬¬'

Deise Rocha disse...

ah, e vc me fez uma pergunta q nunca respondi...

faço pedagogia na UnB...
e amo!

Gabriela Gomes disse...

Oi, Livia.

É... O diálogo foi bem mulherzinha.
Cheio de chiliques, como muito a gente vê acontecer. :)

Gostei daqui!

bjos

Vida em Transe disse...

Oi Lívia,
Obrigada pela visita.
E sim, concordo com vc.
O amor é grande, imenso e deixa todos os sentimentos maiores.
É impressionante como tudo de quem amamos parece maior.
Já até escrevi com relação a isso.
Parece que um sorriso é capaz de lançar uma ponte por sobre um penhasco e uma palavra te tira o chão.
Ahhhhhhhhhhhhhhhh... o amor!
Quem há de entendê-lo?
Quem tenta?

Aglio disse...

Mexer com o sentimento mais misterioso e necessário de nossa humanidade é inútil tal qual tentar não senti-lo.

Escrever sobre o amor - com maestria do jeito que você fez, diga-se de passagem - é exonerar toda a culpa maldita que possamos sentir por não querer tê-lo um dia.

Texto maravilhoso, final melhor ainda: Zeca vale!