Fenômenos subconscientes

20 janeiro, 2009

O cotidiano é cheio de surpresas, por mais que seja rotineiro haverá sempre algumas percepções estranhas e interessantes. A maioria das pessoas, inconscientemente, faz o mesmo trajeto: casa-trabalho/colégio-casa. Nesse trajeto vemos quase sempre os mesmos pedestres, amigos, carros, cachorros, crianças, todos os dias e o trajeto está praticamente igual, salvo algumas obras e novas lojas que iremos perceber com o tempo ou só quando prontas. [Isso acontece direto comigo].

Outro dia comecei a observar o trajeto que eu faço todos os dias, descobri que o meu comportamento é o mesmo em determinados momentos, e não muda. Fiquei perturbada com aquilo e mudei algumas ruas e pontos de ônibus para chegar ao meu destino, o comportamento continuou o mesmo independente do humor, e no mesmo horário. Mesmo sabendo disso eu não consegui identificar quais eram os comportamentos, pois me condicionei a fazer tudo quase sempre igual. Então tentei identificar quais os momentos que me motivavam a tais comportamentos, eram totalmente inconscientes.

A rotina continuou a mesma, esqueci de devanear sobre essas percepções, a rotina ficou mais apertada e minha cabeça girava em torno de outras percepções e compromissos. Mas ainda assim me pego olhando, observando, pensando, lendo, escutando quase as mesmas coisas durante o trajeto de ida e volta e quase nos mesmos horários, já que olho para o relógio o tempo todo em um espaço de vinte a trinta minutos.

A rotina prende o indivíduo ao tempo lógico, infelizmente. Talvez por isso não sobre tempo para novas percepções e pensamentos acerca de coisas inúteis/úteis. Muitas vezes um sentimento de inércia toma conta da mente e quando nos damos por conta já estamos resolvendo os pepinos daquele dia. [Isso, também, acontece direto comigo]. Feliz daquele que consegue estar presente totalmente em todos os momentos.

A rotina é perigo constante, inconsciente e prende sem percebermos. É sempre bom começar a rotina mudando alguns comportamentos e fazer atividades durante o dia-a-dia que rotineiramente não nos reservamos, para que o dia termine bem.

2 comentários e idéias:

Aglio disse...

Não que seja a solução dos problemas mundiais, mas esse tempo que temos pra nós mesmos com os outros em volta (trajetos) até que tem serventia! Saímos de nós mesmos e voltamos piores, claro, no entanto podemos ponderar nossa significância.

Ótimo texto e ótimo blog =)

Geison disse...

Mudar o rumo, a roupa, o cabelo, os momentos de falar, os passos, as preces, as peças, as pressas. Mudar estimula a criatividade, tira da zona de conforto o vagabundo rotineiro que existe em nós.

Eu tô dentro, sempre pratico. ;)

Dicas: banho de luz apagada (a noite) ou com vendas (de dia).

Passe momentos analisando algo e especulando os motivos daquilo ser assim. De preferência algo que nunca irias observar.

Troque a posição das coisas na mesa do trabalho. Ou em casa, e se faça de louca se perguntarem "quem botou isso aqui?".

etc.

;*