O tempo.

05 fevereiro, 2009

[...]


Nunca a vida foi tão atual como é hoje: por um triz é o futuro. Tempo para mim significa a desagragação da matéria. O apodrecimento do que é orgânico como se o tempo tivesse como um verme dentro de um fruto e fosse roubando a este fruto toda a sua polpa. O tempo não existe. O que chamamos de tempo é o movimento de evolução das coisas, mas o tempo em si não existe. Ou existe imutável e nele nos transladamos. O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta. Então - para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa - eu cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto.


[...]

LISPECTOR, Clarice.
Página 14 do Livro Um sopro de vida: pulsações.


Minhas palavras não atingem a profundidade da alma de Clarice.

3 comentários e idéias:

Fê Colcerniani disse...

Nossa, ninguém fala como Clarice e ela fala tudo o que eu queria dizer... Por um triz é futuro... Isso é tudo!

Claudio Justo disse...

O tempo é um presente de grego que existe para nos lembrar de nossa finitude. Vivemos num átimo, uma parcela de tempo, dessa zona que chamamos de universo.

Vida em Transe disse...

Sou apaixonada por Clarice.
As palavras dela conseguem expressar os sentimentos que nem a gente sabia que tinha!
Beijos